Salvador terá ‘Caminhada de Retorno dos Mártires da Revolta dos Búzios’ no dia 8 de novembro

A PORTFOLIUM, em parceria com o Fórum de Entidades Negras da Bahia, a SEPROMI e a Câmara Municipal de Salvador, convida para a CAMINHADA DE RETORNO DOS MÁRTIRES DA REVOLTA DOS BÚZIOS, que se realizará no próximo dia 8 de novembro.

Neste dia, em 1799, quatro homens negros (Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino) saíram da antiga Cadeia Pública (atual Câmara de Vereadores) em direção à Praça da Piedade onde foram enforcados e esquartejados. Eles foram condenados pela tentativa de organizarem um Levante que pretendia declarar a independência e proclamar uma República Democrática, livre da escravidão.

“Junto a esses quatro mártires, acrescentamos o nome de Antônio José, morto envenenado na cadeia em 28 de agosto de 1798. 220 anos depois, vamos sair da Praça da Piedade e simbolicamente trazer de volta a memória desses mártires, não mais para a Cadeia Pública e sim para o plenário Cosme de Farias, na Câmara Municipal de Salvador, onde realizaremos uma Sessão Especial celebrando o DIA MUNICIPAL EM MEMÓRIA DOS MÁRTIRES DA REVOLTA DOS BÚZIOS, Projeto de Lei aprovado, de autoria da vereadora Marta Rodrigues”, disse o cineasta Antônio Olavo, um dos organizadores do evento.

Para participar do evento, considerado como uma “caminhada histórica de CIDADANIA e REPARAÇÃO”, os organizadores pedem que as pessoas compareçam com roupa branca.

O que: “CAMINHADA DE RETORNO DOS MÁRTIRES DA REVOLTA DOS BÚZIOS”

Dia: 8 de novembro de 2019

Hora: 13h

Local: Praça da Piedade

Cidade: Salvador

 

 

FONTE: http://www.interiordabahia.com.br/

filhosdomundo

Kirimurê - significado - Conta á lenda tupinambá que uma ave partiu de terras muito distantes e voou incansável, dias e noites sem parar, até alcançar o litoral de uma terra imensa e bela, onde pousaria. Mas, cansada do grande esforço empreendido na longa viagem, a ave não resistiu e caiu ali já morta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *