Referência do candomblé, Mãe Stella de Oxóssi morre aos 93 anos.

Ialorixá estava internada em hospital de Santo Antônio de Jesus, a 180 km de Salvador, desde o dia 14 de Dezembro.

Uma das mais importantes representantes do candomblé no Brasil, a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi morreu aos 93 anos nesta quinta-feira, 27, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. Nas redes sociais, políticos e artistas lamentaram o falecimento da líder religiosa.

Mãe Stella de Oxóssi havia sido internada de emergência no último dia 14, no Hospital Incar, a cerca de 180 quilômetros de Salvador, com quadro de infecção urinária e insuficiência renal. A morte foi constatada nesta tarde, segundo comunicado da unidade.

“É com grande pesar que informamos que a paciente Maria Stella de Azevedo Santos, de 93 anos, devido a sepse de foco urinário, bem como insuficiência renal crônica associada a hipertensão arterial sistêmica, veio hoje a óbito às 16 horas”, diz a nota de falecimento.

Nascida capital da Bahia, Mãe Stella de Oxóssi comandou o terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, tombado em 2000 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Antes, se formou enfermeira sanitarista, profissão que exerceu por mais de 30 anos, estudou francês, piano e ioruba.

Foto: Google.

 

FONTE: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,referencia-do-candomble-mae-stella-de-oxossi-morre-aos-93-anos,70002659661

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *