Exposição Africanidades

A Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), em comemoração ao Dia da África, celebrado no dia 25 de maio, apresenta a exposição Africanidades da artista plástica Rose Mafalda.
A ‘Africanidades’ revela uma sofisticação e uma profunda relação da pintora com os movimentos artísticos do Surrealismo, do Abstracionismo e do Primitivismo; onde a temática afro-brasileira se apresenta fortemente influenciada pelas religiões de matrizes africanas.
As obras de Rose Mafalda, já são conhecidas no país, tendo passado por estados como Brasília; São Paulo; Rio de Janeiro; Goiânia e Belo Horizonte.
Durante o mês, 15 telas de pintura em tinta acrílico seguirão em exposição aberta ao público nas instalações centenária da SPD.

Sobre a artista

Rose Mafalda iniciou seus primeiros traços artísticos aos oito anos de idade. Mas, somente em 1978 a autodidata lançou sua primeira exposição coletiva na Torre de Brasília.
Influenciada pelo primitivismo, surrealismo e impressionismo e gravurismo, seu abstracionismo imprimem as suas referências de infância e adolescência vividas em Camaçari, cidade que agrega diversas manifestações da cultura popular.

A força e delicadeza desta arte-ativismo mostram como o feminismo negro está expresso de forma singular nas telas de coloridos intensos em uma obra que instiga e provoca a reflexão da subjetividade do “ser negra”.

Serviço:

O quê: Exposição Africanidades com Rose Mafalda
Quando: a partir de 16 de maio as 17:30
Onde: SPD (Pelourinho)
Quanto: Entrada Gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *